Skip to main content
Notícias > 08 Novembro 2024

Sucesso prolonga exposição sobre o Caminho em Fátima


A exposição “Não passes pelo Caminho… deixa antes que o Caminho passe por ti”, instalada no posto de turismo de Fátima, foi prolongada até 30 de novembro, depois de uma receção amplamente positiva por turistas e peregrinos dos Caminhos de Santiago e de Fátima. A mostra, fruto de uma parceria entre a Associação Espaço Jacobeus (AEJ), Turismo Centro de Portugal e Município de Ourém, apresenta uma coleção diversa: fotografias dos percursos de Santiago, objetos da tradição jacobeia, estatuetas de Santiago, peças artesanais e o icónico pote da queimada galega. Os visitantes também encontram testemunhos ilustrados de peregrinos, recordações e outros itens tradicionais, promovendo uma experiência imersiva que retrata o espírito de peregrinação.

Carina Frazão, delegada da AEJ em Fátima, explica que a exposição foi concebida para que os visitantes experimentem o Caminho como se fossem peregrinos, através de objetos como o cajado, a cabaça e a credencial. António Devesa, presidente da AEJ, refere que o espaço é um convite para que os visitantes comecem a preparar-se para a jornada, uma experiência que a exposição ajuda a contextualizar através das histórias e património expostos. Carlos Figueiredo, do Turismo Centro de Portugal, vê a mostra como uma oportunidade de aproximar as pessoas do conhecimento do Caminho e incentivar o interesse por esta rota histórica. Para Isabel Costa, vice-presidente do Município de Ourém, a exposição ajuda a esclarecer a ideia do que é o Caminho de Santiago, muitas vezes mal compreendida.

Disponível para visita de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, e aos fins de semana e feriados com horário alargado até às 18h00, a exposição já atraiu visitantes de várias partes do mundo, incluindo Brasil, EUA, Japão, Coreia do Sul, e vários países europeus.

A Associação Espaço Jacobeus, uma confraria católica sediada em Braga desde 2004, é conhecida pelo acolhimento de pessoas de todas as fés e origens, e foi reconhecida em 2006 pela Arquidiocese de Braga, tendo-se associado à Arquiconfraria Universal do Apóstolo Santiago, em Compostela, para promover os valores espirituais do Caminho.

 

FONTE: 21 Noticias