Skip to main content
Notícias > 03 Dezembro 2024

Prémio Elías Valiña 2024


A Xunta da Galiza acaba de atribuir, de forma partilhada, a XXV edição do Prémio Elías Valiña à Associação Bretã dos Amigos de Santiago Compostelle Bretagne e à Fundação San Antón, em reconhecimento pelo trabalho revitalizador que ambas têm desempenhado em prol do Caminho de Santiago. Assim consta no Diário Oficial da Galiza de dia 2 de Dezembro, onde são publicadas as entidades galardoadas, escolhidas de forma conjunta por terem obtido a pontuação máxima entre as candidaturas apresentadas. O concurso inclui ainda uma menção especial aos mestres Mário Clavell e Paulo Sá.

O galardão, promovido pela Conselharia de Cultura, Língua e Juventude, está dotado com 15.000 euros e destina-se a associações, fundações e entidades sem fins lucrativos que tenham como objectivo a protecção e promoção da Rota Jacobeia. Nesta edição, o júri premiou a Associação Bretã dos Amigos de Santiago Compostelle Bretagne pelo “volume de trabalhos, acções e intervenções” realizados, destacando ainda o “carácter multifacetado e diverso” da organização. Já em relação à Fundação San Antón, o júri destacou o trabalho realizado no âmbito da hospitalidade, que “evoca a tradição e valoriza as essências jacobeias de austeridade e solidariedade”.

A Associação Bretã dos Amigos de Santiago Compostelle Bretagne distingue-se pelo seu trabalho nas rotas de peregrinação a partir da Bretanha até à Galiza, promovendo os 1500 quilómetros de trilhos que atravessam a região. Por outro lado, a Fundação San Antón tem como principal objectivo valorizar as ruínas do convento de Castrojeriz, em Burgos, transformando-o num ponto relevante de peregrinação no Caminho de Santiago.

Relativamente às menções especiais, o júri reconheceu a contribuição dos mestres Mario Clavell Blanch e Paulo Sá Machado na promoção dos valores do Caminho. Mário Clavell, professor catalão reformado que reside há décadas em Santiago, divulgou a sua experiência como peregrino na obra “Los Caracoles también llegan a Santiago” (Os Caracóis também chegam a Santiago). Já Paulo Sá é um reconhecido estudioso do Caminho e do seu percurso em Portugal.

Os Prémios Elías Valiña celebram este ano a sua vigésima quinta edição, homenageando diversas entidades que trabalham em prol do Caminho de Santiago. Recorde-se que, no ano passado, os galardões foram atribuídos às Associações de Amigos do Caminho de Santiago da Santa Cruz de Cuenca e de Rio Grande do Sul, no Brasil, sendo ainda conferida uma menção especial ao professor Paolo Caucci.

 

FONTE: Cultura de Galicia