Castelo Branco acolhe Conversas no Caminho
A Confraria dos Caminhos promove, no dia 25 de novembro, pelas 18h, no Museu de Arte Sacra da Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco (Convento da Graça), a primeira sessão de “Conversas no Caminho”, um evento com entrada gratuita para todos os que têm interesse no Caminho de Santiago, nas peregrinações ou simplesmente no prazer de caminhar, prometendo ser um momento de reflexão, partilha e inspiração.
A iniciativa contará com dois oradores: o padre Nuno Folgado, que apresentará o tema “Apóstolo Santiago Maior, quem foi?”, explorando os principais marcos da vida do santo e do significado do Caminho de Santiago; e José Manuel Boieiro, que partilhará a experiência do Caminho da Costa Norte, um percurso que atravessa diversas paisagens ao longo de mais de 800 quilómetros, exigindo grande preparação física e mental. Boieiro relatará os desafios, as motivações e os momentos de superação que viveu ao longo de mais de um mês de caminhada, incluindo etapas de montanha.
Para os interessados, este evento é uma oportunidade de aprender mais sobre a vida do Apóstolo Santiago e as histórias de quem trilha os caminhos, seja como peregrino ou viajante. Com esta iniciativa, a Confraria procura também promover o ato de caminhar, seja em peregrinação, por motivos culturais ou turísticos. Conhecer mais profundamente as raízes do Caminho de Santiago enriquece a experiência e incentiva mais pessoas a embarcarem nesta viagem única.
A Confraria dos Caminhos é uma associação cultural albicastrense que se dedica à promoção do acto de caminhar em várias formas, como peregrinações, viagens culturais e turísticas. Criada para dinamizar e enriquecer as experiências associadas ao caminhar, esta entidade busca envolver tanto os aspetos espirituais quanto culturais e físicos dessas jornadas, valorizando tanto a experiência individual como a coletiva, incentivando a reflexão e o conhecimento, enquanto conecta participantes com histórias e tradições dos percursos. Embora de âmbito regional, a sua atuação tem impacto nos vários caminhos de peregrinação, incluindo os de Santiago e Fátima, promovendo atividades como palestras, caminhadas e momentos de partilha.