Skip to main content
Notícias > 08 Abril 2025

Caminho da Geira e dos Arrieiros recebe elogios e distinções na Galiza


O Caminho da Geira e dos Arrieiros, que liga Braga a Santiago de Compostela, voltou a merecer destaque na Galiza, durante a entrega dos Prémios Abadesa Mariana, que ocorreu no início de Abril no Museu do Móvel e da Madeira, em A Estrada. A cerimónia destacou o impacto cultural, patrimonial e turístico deste percurso, com várias personalidades e entidades a serem homenageadas pelo seu contributo.

O autarca de A Estrada, Gonzalo Louzao, sublinhou a importância desta rota para o fortalecimento dos laços entre Portugal e a Galiza, realçando o papel essencial da sociedade civil e das associações na recuperação do caminho, em especial o trabalho desenvolvido pela Codeseda Viva.

A participação portuguesa foi particularmente significativa. Luís Ferreira, escritor e peregrino, recebeu um dos prémios pelo trabalho que tem vindo a desenvolver há mais de uma década em prol da divulgação do Caminho de Santiago, nomeadamente através do livro “Um Caminho que o tempo não apagou” e do apoio prestado a milhares de peregrinos.

Também distinguidos estiveram a União de Freguesias de Caldelas, Sequeiros e Paranhos (Amares), pelos esforços de valorização do património associado ao trajeto, e os peregrinos Henrique Malheiro e José Eusébio, reconhecidos pela sua dedicação à promoção do Caminho da Geira e dos Arrieiros.

O percurso tem cerca de 240 quilómetros, inicia-se na Sé de Braga e cruza Amares, Terras de Bouro e Melgaço, entrando em território galego pela Portela do Homem. Desde 2017, mais de cinco mil peregrinos de 18 países percorreram este itinerário, um número que tem vindo a crescer graças ao trabalho conjunto de voluntários, entidades e autarquias dos dois países.

A sessão contou ainda com comunicações sobre a importância histórica do Caminho de Santiago e a crescente valorização das rotas menos conhecidas, como esta, que recuperam ligações antigas e devolvem vida às paisagens rurais. A aposta na cooperação transfronteiriça foi assumida como essencial para o futuro da Geira e dos Arrieiros.

Newsletter

Subscreve a ViaDigit@l e fica sempre a par das notícias.

Por favor, aguarda ...

Obrigado pela subscrição!

Com o apoio de:

© 2024 Via Lusitana. Todos os direitos reservados.