Segurança: melhoria do troço entre Tamel S. Fins, Aborim e Balugães
A Câmara Municipal de Barcelos deu finalmente início à obra de beneficiação dos Caminhos de Santiago nas freguesias de Tamel S. Fins, Aborim e Balugães, uma empreitada ambicionada há mais de 10 anos. Os trabalhos desta obra foram agora desbloqueados, após o IP – Infraestruturas de Portugal aprovar a intervenção que se vai desenvolver na Estrada Nacional 308, e outras vias, a norte do Concelho. O projeto, com um custo de 409 mil euros e um prazo de execução de 270 dias, visa melhorar as condições de circulação e segurança para os peregrinos, principalmente ao longo da Estrada Nacional 308 e da Estrada Regional 204, no norte do concelho.
A intervenção incluirá a criação de um percurso pedonal ao longo de cerca de 500 metros, entre o entroncamento da EM 543, nas proximidades do Albergue da Casa da Recoleta, e o entroncamento com a EM 549. A obra atravessa tanto áreas residenciais como zonas florestais. Atualmente, os peões são obrigados a circular pelas bermas ou valetas, o que representa um risco acrescido para peregrinos e automobilistas.
Para melhorar a segurança, serão implementadas várias soluções, incluindo a criação de passadeiras para peões e passeios, especialmente na Estrada Nacional 308. Estas intervenções serão complementadas com a colocação de sinalização rodoviária e bandas cromáticas que ajudarão a reduzir a velocidade do trânsito e proporcionar maior segurança aos utentes.
Segundo o Município de Barcelos, esta obra faz parte de um plano mais amplo de intervenções em vários troços dos Caminhos de Santiago, que tem sido executado de forma faseada. O objetivo é proporcionar condições mais confortáveis e seguras para quem percorre este importante itinerário de peregrinação, ligando a tradição histórica do Caminho de Santiago à modernização da infraestrutura rodoviária local.